terça-feira, 30 de junho de 2009

A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS

--> A distorção da verdade revelada por Deus é uma atividade própria da própria natureza de Satanás. A verdade é única e tudo o que não se conforme com ela nada mais é senão mentira. As falsas doutrinas e ensinos são, portanto, mentiras e, por isso, têm como principal mentor o pai da mentira, que é o diabo (Jo.8:44). Os dias em que vivemos, imediatamente anteriores à volta de Cristo, são dias de aumento do pecado e, por conseguinte, da mentira, dias de proliferação das falsas doutrinas.
--> Satanás, portanto, desde a sua primeira aparição no relato bíblico, já é apresentado como sendo um ser que tem a capacidade de quase não ser percebido, que é capaz de adquirir extrema penetração, que tem uma grande sensibilidade para perceber ou sentir as coisas com antecedência e, desta maneira, elaborar coisas finas ou muito engenhosas, que tem grande capacidade de insinuação e que, assim agindo, consegue atingir os seus objetivos.
--> Não é por outro motivo que o apóstolo Paulo recomenda que devamos ter cuidado com as vãs sutilezas (Cl.2:8), porque a sutileza sempre é engenhosa, é “bem produzida”, para usarmos uma expressão muito comum nos nossos dias, feita sob medida para nos trilhar do rumo da verdade, da vida espiritual, porque, como diz o apóstolo, ela é feita segundo as tradições dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.