sábado, 9 de janeiro de 2010

...CONTINUAÇÃO

2. O grupo que enxerga o fato


Este grupo pode ser subdivido em 3 subgrupos:


1. O que tomou a decisão de viver acuado.
2. O que está fazendo da situação uma bandeira político-religiosa, lutando com a força do braço.
3. O que está enfrentando com as armas espirituais, buscando ser útil ao Senhor no regaste de homens perdidos.

O primeiro subgrupo, daqueles que estão acuados, vive uma situação perigosa. O viver acuado vai produzir tanta inquietação e tanto dissabor, que muitos não suportarão. Perderam o ânimo e viraram soldados desnorteados na batalha,tornando-se alvos fáceis do inimigo. O profeta Miquéias dita uma palavra de ordem: "Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso; por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente" (Miq. 2:10). Quando Gideão reuniu o exército de Israel para a batalha contra os midianitas, Deus dispensou os medrosos e tímidos (v. Juízes 7: 1-3).

O segundo subgrupo, daqueles que estão fazendo desse momento uma oportunidade de levantar bandeiras de protestos públicos e de polêmicas. Além de estarem correndo riscos desnecessários, não estão agindo à semelhança de Jesus. Não produzem nada mais que polêmicas e vãs discussões.

Não podemos fazer da Verdade bandeiras de afronta aos homens. Nossa luta não é contra os homens e sim contra Satanás. Ao combater as vítimas do inimigo de Deus, estamos apontando nossas armas na direção errada. O pecado é repugnante, mas o pecador não deve ser. Jesus foi amigo dos pecadores (Mat. 9: 10-12), pois seu alvo era resgatar aqueles que foram destituídos da glória de Deus (Mat. 18:11). E este deve ser nosso alvo. Caso contrário, vamos combater da forma e na direção errada, e acabaremos apenas por nos envolver em conflitos improdutivos. O mundo tem um curso bem definido, profetizado pela Palavra de Deus, e nós não vamos poder mudá-lo. Sabemos para onde ele caminha e ninguém poderá impedí-lo. Nem Deus (por se tratar de cumprimento profético). Todas e quaisquer formas agressivas de protestos não produzirão a vida do Senhor em ninguém, ao contrário, vão criar dificuldades maiores.

continua...